Conheça o concreto que conserta suas próprias rachaduras com a luz solar

08/07/2015

 

Resistente e durável, o concreto é a escolha ideal na hora de construir prédios, casas, calçadas, pontes e estradas. Mas como qualquer outro material, o concreto também sofre com a ação do tempo, principalmente por ser utilizado para aguentar peso e impacto em excesso.

Pequenas rachaduras podem se transformar em problemas graves na estrutura de uma edificação - todos os anos, bilhões de reais são gastos com a manutenção de vias e construções, que precisam ser interditadas antes que acidentes aconteçam.

 

CONCRETO

A boa notícia é que pesquisadores da Holanda desenvolveram um tipo de concreto com um sistema de auto-cura das suas próprias rachaduras. Ao invés de reforçar o concreto, a tecnologia busca proteger sua superfície impedindo que água, dióxido de carbono e outras substâncias corrosivas penetrem na estrutura e aumentem as rachaduras e os danos.

O novo concreto possui microcápsulas poliméricas, preenchidas com uma solução bacteriana que se transforma em sólido resistente à água quando exposta à luz. Assim, quando as rachaduras surgem, as cápsulas se abrem e liberam a solução e as bactérias, preenchendo o buraco da rachadura e endurecendo com a luz do sol.

O novo material representa a possibilidade de construções mais resistentes e com baixo custo de manutenção a longo prazo, trazendo benefícios para a arquitetura e o planejamento urbano das grandes cidades. A expectativa é que o concreto chegue ao mercado nos próximos dois ou três anos.

 

 

Portal do Engenheiro