27/05/2015
Em primeiro lugar ficou o gabinete polaco Bomp, formado por Ewa Odyjas, Agnieszka Morga, Konrad Basan e Jakub Pudo, com o projeto Essence Skyscraper.
O jornal de arquitetura e design eVolo revelou novas imagens dos projetos conceptuais vencedores do Concurso de Arranha-céus eVolo 2015. Além dos três conceitos selecionados para os lugares cimeiros, desenvolvidos por equipas de projetistas da Polónia, Índia e Rússia, foram também atribuídas 15 menções honrosas, escolhidas entre quase cinco centenas de submissões.
Em primeiro lugar ficou o gabinete polaco Bomp, formado por Ewa Odyjas, Agnieszka Morga, Konrad Basan e Jakub Pudo, com o projeto Essence Skyscraper. A estrutura do Essence Skyscraper incorpora habitats naturais em onze níveis diferentes e pretende representar uma antítese conceptual ao tecido e rotinas urbanas.
Suraksha Bhatla e Sharan Sundar da Índia desenvolveram o projeto Shanty-Scaper, que ficou posicionado em segundo lugar na competição. O edifício residencial pretende integrar-se nos bairros-de-lata da cidade de Chennai localizada no estado de Tamil Nadu. A sua construção, que utilizaria subprodutos e materiais reciclados, seria uma solução alternativa à relocalização, para fora do centro urbano (onde existe emprego) daquela cidade do Sul da Índia, dos habitantes que atualmente vivem na zona.
O terceiro lugar foi atribuído ao russo Egor Orlov, que apresentou o arranha-céus Cybertopia, destinado a uma cidade do futuro, que mistura estruturas reais e virtuais, geradas digitalmente. O edifício Cybertopia adapta-se e transforma-se de acordo com as necessidades dos seus habitantes.
Os quinze restantes projetos distinguidos pela publicação incluem arranha-céus destinados ao ártico, estruturas que pretendem impedir a desertificação e edifícios resultantes da reabilitação de plataformas petrolíferas abandonadas, entre outros.
Confira mais imagens: http://www.engenhariacivil.com/projeto-arranha-ceus-futuro-2015