15/04/2015
Para algumas pessoas o rock é mais que um gosto musical é um estilo de vida. O gênero se popularizou quando surgiram artistas como Chuck Berry e, principalmente, Elvis Presley, responsáveis por influenciar e transformar toda uma geração de jovens sedentos por novidades e novas formas de expressão. Apesar de o estilo musical ter nascido nos Estados Unidos, o Reino Unido foi um dos lugares que melhor absorveu o gênero e, como não poderia deixar de ser, logo acabou por criar suas próprias versões.
De lá surgiram Beatles, Rolling Stone, Pink Floyd e Jimi Hendrix, ídolos mundiais do rock. O estilo é tão presente na cultura inglesa que é tarefa quase impossível dissociá-lo do lifestyle britânico, seja na moda, na música e, também, no design e na decoração. A própria bandeira do Reino Unido, a Union Jack, se transformou em um dos símbolos do rock, amplamente utilizado nas mais diversas estampas e segmentos.
É possível incorporar o estilo nos mais diferentes ambientes da casa e de forma sutil. Para a arquiteta e design de interiores, Fabiana Visacro, amantes da música podem apostar nos pôsteres, almofadas e acessórios que remetam a atmosfera rock’n roll. De acordo com a especialista, um ambiente inspirado no tema não precisa se restringir as cores escuras. “O rock é um estilo totalmente democrático, e, justamente por isso, você pode levar essa democracia para a decoração, para não deixar o espaço tão rígido e escuro”, comenta.
Ela apostou no papel de parede vermelho, nos quadros e acessórios para decorar um quarto inspirado no tema. Para Visacro, em um projeto do tipo não pode faltar um plano de iluminação bem elaborado para destacar os objetos que remetem ao tema. “Ter uma iluminação geral é muito importante, mas também é legal apostar na iluminação direcionada que crie uma sensação cenográfica, imitando um palco, por exemplo”, ensina.
Fãs do gênero, os irmãos Pedro e Alexandre Nami, se inspiraram no estilo para criar uma linha de desenhos minimalistas que transformou ídolos da música, cinema e TV em estampas. Pedro conta que a ideia nasceu por acaso, quando o irmão e sócio, Alexandre, postou na Internet quatro pôsteres dos integrantes da banda norte-americana Red Hot Chili Peppers. Menos de 24 horas e 3.500 compartilhamentos depois, eles perceberam que poderiam usar as ilustrações para estampar produtos. O item campeão de vendas é a caneca do Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers.
A linha Idol, inspirada em ícones do rock, foi premiada no IF Design Awards, um dos principais reconhecimentos do design mundial.