Conheça edificios que desafiam o futuro da arquitetura mundial

06/04/2015

Livro retrata construções que revolucionam o que se sabe de arquitetura e inauguram uma nova era


​Todo mundo em certo tempo é apaixonado por arquitetura, prédios gigantes e diferentes, quase surreais, aqueles que parecem futurísticos e totalmente de outra era, e também os que são todos coloridos. Este é o tema de uma publicação que mostra a revolução que está acontecendo com os projetos arquitetônicos.

O futuro da arquitetura em 100 edifícios é um livro escrito pelo arquiteto americano Marc Kushner e recentemente publicado pelo TED Books/Simon & Schuster. Na obra, ele teorizou sobre a "nova era da arquitetura", e a descreve como uma época em que os edifícios não serão considerados como abrigos, mas como elementos artísticos, estéticos e inspiradores, como parte importante para transformar a paisagem urbana. Conheça alguns deles:

1. Arca Nova, Matsushima, Japão

Projetado por Arata Isozaki e Anish Kapoor, esta sala de concertos inflável e móvel é feita de uma membrana de plástico elástico que traz arte e esperança pela terra devastada pelo terremoto no Japão. O local de 500 assentos infla em menos de duas horas e, quando deflacionado, pode mover-se para um novo local na parte traseira de um caminhão.

2. Pavilhão Rena, Noruega

A pista de caminhada leva a uma espetacular vista para a cordilheira Dovrefjell na região central da Noruega, lar de alguns dos últimos remanescentes rebanhos de renas selvagens na Europa. Um pavilhão musculoso projetado por Snøhetta convida os visitantes a se aquecer, observando os animais. A estrutura é um exercício de contraste de materiais.

3. Metropol Parasol, Sevilha, na Espanha

Quando os oficiais de Sevilha decidiram substituir o estacionamento e a estação de ônibus no centro da cidade, eles ficaram surpresos ao descobrir ruínas romanas abaixo da superfície. O que fazer? Esta estrutura, por J. Mayer H. Architects, foi concebida para ganhar uma competição internacional. Seu design protege as ruínas, oferece espaço para lojas e cafés e cria uma grande praça pública. Os dispositivos de sombreamento proporcionam alívio do intenso sol da Andaluzia, e os visitantes podem subir até o topo para apreciar uma vista panorâmica da cidade murada. No entanto, o que é mais interessante neste projeto não é a sua forma, mas que ele é feito principalmente de madeira. É a maior estrutura colada na Terra.

Veja mais no link: http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2015/03/27/interna_noticias,48681/conheca-edificios-que-desafiam-o-futuro-da-arquitetura-mundial.shtml

Redação/Bonde