14/09/2015
A Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG) realiza, no dia 23 de setembro, das 8 às 18 horas, no Auditório do Crea-MG, o XII Seminário de Atualização Tecnológica (SAT) – “Atitudes Sustentáveis”. O evento traz palestras de gestores públicos, pesquisadores e profissionais da área com o objetivo de apresentar as inovações tecnológicas, as novas práticas e as soluções que podem contribuir para elevar a qualidade dos projetos, bem como debater as transformações pelas quais o mercado vem passando.
A programação aborda temas como a situação hídrica do estado, consumo sustentável, certificação ambiental em empreendimentos, normas de desempenho, geração de energia limpa, construção virtual e estudos de caso referentes a sistemas elétricos e instalações hidráulicas, além de tendências em projetos arquitetônicos.
A palestra de abertura traz o economista, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ex-diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Sérgio Besserman Vianna, que apresentará os resultados de seus estudos e pesquisas sobre a questão da sustentabilidade, com foco na cadeia produtiva da construção. Besserman fará, ainda, uma análise sobre a grande transformação global que deverá ocorrer nas próximas duas décadas em direção a uma economia de baixo carbono, a competitividade do mercado brasileiro frente aos demais e os problemas estruturais da política de sustentabilidade aplicada em nosso país.
Segundo o presidente da Abrasip-MG, o engenheiro Breno Assis, nesta edição, o encontro propõe, além da atualização tecnológica, a discussão sobre os desafios e oportunidades das empresas de engenharia de sistemas prediais frente à urgência de implementação de práticas sustentáveis no mercado da construção civil. “A intenção é conscientizar as empresas e profissionais de seu papel nesse novo paradigma social, uma vez que suas atividades impactam diretamente no modo de vida do indivíduo”, afirma.
Clique aqui para acessar o site do evento. Mais informações pelo telefone: (31) 8482-9961. O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) é um dos apoiadores do evento.